O projeto Cartografia das Culturas trata-se do mapeamento das diversas áreas culturais que acontecem na cidade de Porto Seguro, inicialmente vamos trabalhar com a área do bairro Frei Calixto, popularmente conhecido como Baianão, para este processo utilizará a cartografia como método de investigação e construção coletiva. Para iniciar os trabalhos escolhemos um grupo instalado na comunidade, onde são oferecidas  aulas de música para as crianças da região, o Musicart.

A partir deste lugar, foi realizada a (re)montagem  da exposição “Cartografias da Arte Urbana do Baianão” trabalho o qual foi construído  pela turma de Arte, Comunidades e Espacialidades do currículo de BI e LI em Artes da UFSB no espaço onde funciona o projeto Musicart. Essa montagem contou com a colaboração de participantes do projeto que no decorrer deste processo foram localizando e identificando pontos da área os quais tivessem sido modificados, pinturas que não estavam mais naquelas localizações. O principal intuito dessa remontagem, é provocar o que é considerado cultura, mostrar o quanto é importante a construção cartográfica.

Este primeiro passo do trabalho, de contato com o grupo Musicart nos permitiu que fosse marcado um segundo encontro no mesmo espaço em questão e com demais representantes da comunidade que se interessassem em participar da construção deste projeto, para que juntos fosse tomada a direção de um próximo momento.