O projeto Cartografias Emergentes da Cultura consiste em investigar e divulgar as manifestações artísticas/culturais em curso na região de Porto Seguro a partir da produção de cartografias críticas colaborativas e de processos participativos de construção de mapas impressos e digitais.

A pesquisa/extensão Cartografias da Cultura sediada está sediada na Universidade Federal do Sul da Bahia no campus Sosígenes Costa (Porto Seguro, BA). Buscamos encontrar rotas, formas, circuitos de produção artística e cultural alternativos ao circutio hegemônico na cidade, muitas vezes fortemente vinculado ao carnaval e festas turísticas focadas apenas na ampliação de mercado e renda das grandes produtoras, artistas pop e agentes culturais.

Em contraposição aos métodos tradicionais de pesquisa (quando se traça um objetivo e posteriormente a forma de alcançá-lo), temos o processo sendo ponto de partida para se definir os objetivos específicos de cada movimento. Desta forma, muito do trabalho e levantamento de dados que fazemos é pensado junto às comunidades e coletivos artísticos ou culturais, que se tornam também pesquisadores.